Soluções.

Muitas são as causas do aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras, em paredes. Entre elas, podem estar a retração da argamassa, uso de areia inadequada ou contaminada e má aderencia do revestimento a estrutura.
Mais também podem ser alarmantes dependedo do tipo e tamanho da abertura mais não se preocupe a sondasolo tem soluções para cada caso.

01

Fissuras

 

 As fissuras apresentam-se geralmente como estreitas e alongadas aberturas na superfície de um material.

Usualmente são de gravidade menor e superficiais, como, por exemplo, fissuras na pintura, na massa corrida ou no cimento queimado, não implicando problemas estruturais. Porém, toda rachadura começa como uma fissura, por isso é importante ficar atento e observar se há evolução do problema ao longo do tempo, ou se a fissura permanece estável.

Trincas

 

As trincas são aberturas mais profundas e acentuadas. O fator determinante para se configurar uma trinca é a "separação entre as partes", ou seja, o material em que a trinca se encontra está separado em dois. Uma parede, por exemplo, estaria dividida em duas partes. As trincas podem ser muito difíceis de visualizar e categorizar, exigindo equipamentos especializados. Por isso, sempre desconfie se o que parece uma fissura não é, na verdade, uma trinca.

As trincas são muito mais perigosas do que as fissuras, pois apresentam ruptura dos elementos, como no caso mencionado da parede, e assim podem afetar a segurança dos componentes da estrutura de sua casa ou prédio.

02

03

Rachaduras

 

As rachaduras têm as mesmas características das trincas em relação à "separação entre partes", mas são aberturas grandes, profundas e acentuadas. São bastante pronunciadas e facilmente observáveis. Para serem caracterizadas como rachaduras, essas aberturas são de tal magnitude que vento, água e até luz passam através dos ambientes.

Por terem as mesmas características das trincas, mas em um estágio mais acentuado, as rachaduras requerem imediata atenção.

Qual é a diferença entre elas?

Contate o engenheiro da                       para resolver seu problema!

Eng. Ésio Rodrigues da Costa

CREA 0601138636

© 2014 Sondasolo Paulino - Versão 3.7

por Ricardo Baccarin - Bytron Informática.

Rachadura 1