Estaca MEGA - Reforço de fundações
  • Deve-se utilizar o reforço de fundação sempre que for detectado um recalque (afundamento) na fundação, sendo que em média 90% dos casos as trincas ou rachaduras são causadass pelo recalque da fundação.

 

  • O método mais conhecido que definitivamente estabiliza o processo de recalque é a cravação da Estaca Mega de concreto. Vale lembrar que em alguns casos especiais pode ser utilizada a Estaga Mega metálica.

 

  • Essas estacas são pequenos segmentos de pré-moldada que são instaladas no solo com a ajuda de um macaco hidráulico. Esses segmentos são encaixados uns sobre os outros e forçados a penetrar no solo até que se atinja a resistência necessária para estabilizar a fundação. nesse processo também são utilizados outros componentes a fim de se dar acabamento.

Sondagem de solo
Strauss

Serviços. 

Porque fazer sondagem do solo?

 

  • Em toda obra há itens no projeto que são adaptáveis às condições impostas pela natureza do subsolo. É com freqüência que são relatados casos em que a pressa em construir e a ausência de técnicas e profissionais qualificados levaram ao atraso da obra, quando não trazem maiores despesas e problemas futuros. Projetos baseados em condições desconhecidas do solo podem acarretar imprevistos, atrasos e custos muito maiores que projetos baseados no reconhecimento prévio do solo. 

 

Sondagem a Percussão (SPT)

 

  • A Sondagem a Percussão é o ensaio mais utilizado na construção civil que permite a determinação do perfil geológico, a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras desta camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação de evetuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperficie. Os resultados destas investigações de campo possibilitam a opção pelo tipo de fundação mais adequado e pelas exigências de seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados. Quando se faz necessário o estudo mais aprofundado do solo podemos utilizar-se da sondagem SPT na lavagem, sondagem com torque e a sondagem à trado.

 

  • A Sondagem a percussão com determinação de SPT, é hoje, sem sombra de dúvida, o processo de investigação do subsolo mais aplicado nos meios de engenharia. Seu custo, relativamente baixo, sua facilidade de execução, sua simplicidade de equipamento, a possibilidade de trabalho em locais de difícil acesso possibilitam ao engenheiro obter informações da sub-superfície, indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação.

Estacas MEGA Sondasolo Paulino Sorocaba - SP
  • A estaca tipo Strauss é uma fundação de concreto, moldada com ferragem armada por determinação do prejeto. É executada através de escavação com revestimento metálico removivel. Essa estaca é utilizada em terrenos em que a sondagem foi encontrado nível de água acima da camada resistente.

 

  • O processo se inicia com a abertura de um furo com o auxilio do soquete até que se atinja uma profundidade de 2 ou mais metros esse "pré-furo" servirá de guia para o primeiro tubo. 

 

  • Após a colocação desse primeiro tubo o soquete é substituido pela sonda de percussão, que através de golpes sucessivos irá retirar o material que está abaixo do tubo. Conforme a tubulação externa vai descendo, outros tubos são rosqueados em sua extremidade até que a profundidade desejada seja atingida.

Strauss Sondasolo Paulino Sorocaba - SP

Contate o engenheiro da                       para resolver seu problema!

Contate o engenheiro da                        para resolver seu problema!

Eng. Ésio Rodrigues da Costa

CREA 0601138636

© 2014 Sondasolo Paulino - Versão 3.7

por Ricardo Baccarin - Bytron Informática.

SONDAGEM DA LAVAGEM 03